Sejam bem-vindos!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos.
Esse blog relata um projeto de aprendizagem desenvolvido no PA de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital sobre a Inclusão Digital na Educação Infantil, ministrada pela Professora Eliane Schlemmer.

"...projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. (...) A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas". (FAGUNDES, p.24)
Navegue pelo nosso blog à vontade e deixe seus comentários!!!

Abraços



quinta-feira, 19 de junho de 2008

A forma adequada da inclusão digital na Educação Infantil

Com a melhoria das tecnologias digitais e a crescente rapidez das informações, surgem novas necessidades para o âmbito escolar. Dentre elas, a acessibilidade a esses meios, com o uso do computador, constituindo-se parte integrante do processo de desenvolvimento do aprendizado das crianças, presente também na educação infantil.
A inclusão digital com esses pequenos deve ser organizada dentro de um contexto lúdico, onde a criança possa interagir de uma maneira saudável e construtiva, sempre monitorada por um professor com assessoria pedagógica.
Na escola, o professor deve explorar softwares que propiciem a audição (diferentes produções sonoras), a imagem (fotografias, desenhos, obras de arte) e movimentos (vídeos), pelo fato que nessa faixa etária, as crianças ainda não dominam a leitura e a escrita.
Não identificamos uma idade ideal para a inclusão digital na educação infantil. Com o avanço das tecnologias e as crianças cada vez mais familiarizadas, o interesse em explorar essas tecnologias aumenta. Outro fator de influência, é um ambiente que proporcione essa inclusão, isso ocorre tanto no ambiente escolar, quanto em casa, de acordo com a realidade de cada criança.

Nenhum comentário: